Pular para o conteúdo principal

Anotações sobre Patrimônio Histórico



Por, 
Prof. João Andrade.

O conceito de patrimônio histórico começou a ser disseminado a partir do século XIX (19), após a Revolução Francesa (1789), quando se buscou elementos que pudessem realmente definir qual a identidade de um povo.

Esse patrimônio representa os bens materiais e/ou naturais que possuem importância na história de uma determinada sociedade ou de uma comunidade, e podem ser prédios, ruínas, estátuas, esculturas, templos, igrejas, praças, ou até mesmo parte de uma cidade, como temos por exemplo, o Centro Histórico de várias capitais de nosso país e de cidades também localizadas no Interior.

No Brasil, temos um marco muito importante com relação à própria definição daquilo que podemos considerar como Patrimônio Histórico: trata-se da criação, no ano de 1937, do pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O IPHAN, ao logo de sua existência, tem contribuído decisivamente para o delineamento do que é o patrimônio histórico assim como, também, ampliando essa concepção com a soma de novos objetos a partir da década de 1990, incluindo manifestações culturais imateriais como patrimônio cultural. 

Aqui, no estado da Paraíba, temos o Centro Histórico da cidade de João Pessoa como uma grande referência de Patrimônio arquitetônico, já no interior do estado podemos identificar a cidade de Areia, localizada no Brejo Paraibano à 127 km da capital.

Já na região do Alto Sertão Paraibano, no município de Aparecida, vizinha à cidade de Sousa, localizada à 408 km da capital, encontramos a Fazenda Acauã com Patrimônio Histórico tombado pelo – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Na cidade de Araruna, localizada na região do Curimataú Oriental à 162 km da capital, é possível também visualizar um conjunto arquitetônico que remete à primeira metade do século 20 e que se encontra tombado pelo Governo do Estado da Paraíba, em Atos publicados no ano de 1.999.  

Esse conjunto é formado pela Igreja de Santo Antonio, pelo conjunto de imóveis ao redor da Praça Rio Branco, pelo Antigo Mercado público, pela Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição, e ainda dois casarões situados na rua Coronel Antonio Pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MAS SERÁ O BENEDITO? A HISTÓRIA DE UM GRANDE HERÓI DA LUTA CONTRA A ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Zumbi foi o maior líder e Rei de Quilombos na história do Brasil, infelizmente, nem sempre, temos a oportunidade de conhecer outros heróis e líderes. Essa Thread vai contar a saga de um deles, Benedito Meia-Légua, que assombrou os escravagistas anos antes da abolição Seu nome original era Benedito Caravelas e viveu até 1885, um líder nato e bastante viajado, conhecia muito do nordeste. Suas andanças conferira-lhe a alcunha de "Meia-légua". Andava sempre com uma pequena imagem de São Benedito consigo, que ganhou um significado mágico depois. Ele reunia grupos de negros insurgentes e botava o terror nos fazendeiros escravagistas da região, invadindo as Senzalas, libertando outros negros, saqueando e dando verdadeiros prejuízos aos racistas. Contam que ele era um estrategista ousado e criativo, criava grupos pequenos para evitar grandes capturas e atacavam fazendas diferentes simultaneamente. A genialidade do plano era que o líder de cada grupo se vestia exatamente como ele. Sem...

SOBRE A POSSIBILIDADE DE PROFESSORES COM DOIS VÍNCULOS NO ESTADO DA PARAÍBA PODEREM AMPLIAR SUA CARGA HORÁRIA EM UMA OU DUAS MATRÍCULAS

Texto: Profs.Thiago Rodrigues e Felipe Baunilha.  Revisão: Prof. João Andrade.   1. A Carga horária complementar ( que conhecemos por dobra e a SEECT chama de GHA ) é facultativa: o Estado pode ofertar ao docente e o docente pode aceitar (artigo 16 da lei 7419/2003 – PCCR do Magistério Estadual). Esta carga horária complementar (jornada diferenciada) só se torna direito adquirido após o professor completar 12 anos e 6 meses com a mesma carga horária;   2. Um grande debate que está sendo suscitado é: um professor pode ou não ter carga horária superior a 60 horas semanais . A legislação vigente ( artigo 37 da Constituição Federal, inciso XVI, súmulas do STJ e do TCU, e parecer da própria Advocacia Geral da União - AGU que revoga o teto de 60 horas ), já é bastante clara: DESDE QUE COMPROVADA A COMPATIBILIDADE DE HORÁRIOS, PROFESSORES PODEM SIM TER CARGA HORÁRIA ACIMA DE 60 HORAS. Confira aqui matérias sobre o tema:   Artigo: Acumulação lícita de cargos não está ...

POR QUE DEVEMOS FALAR SOBRE ASSÉDIO???

Por: João Andrade.  Professor, Historiador e Ativista.  @joaoandradedh   Antes de mais nada precisamos ter uma ideia básica sobre o que significa a palavra Assédio. O dicionário de português da Google, proporcionado pela Oxford Languages , nos oferece as seguintes definições para o termo: 1.    operação militar, ou mesmo conjunto de sinais ao redor ou em frente a um local determinado, estabelecendo um cerco com a finalidade de exercer o domínio . 2.        (FIGURADO/SENTIDO)•FIGURADAMENTE: insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém. Bom, já de começo, podemos destacar que o termo assédio tem um sentido literal: exercer domínio, seja isso como objetivo militar, seja nas relações interpessoais na vida social ou no trabalho, por exemplo. E aqui entra as motivações da escrita dessas linhas: o que nos leva a praticar assédio contra quem quer que seja? E por que não reagimos? Por ...